quinta-feira, 31 de março de 2011

Projectos para o 3º Período

Com o final do 2º período a aproximar-se começamos a pensar já o que iremos fazer no 3º período. Nós já estamos adientas, como o período que se segue vai ser bastante pequeno, cerca de um mês e meio, e o nosso grupo tem três actividades a desenvolver já começamos a preparar algumas delas.

As actividades que pretendemos desenvolver são:
- Workshop de "Ecomoda" (no dia 3 de Maio de 2011)
- Exposição acerca da evolução da moda (no Dia Cultural da nossa escola, dia 27 de Maio)
- Desfile de Moda (no mesmo dia que a exposição, 27 de Maio).

Esperamos que todas elas corram bem e assim que se realizarem actualizaremos o nosso blogue :D



Fátima Lopes

Como já dissemos vamos falar um pouco sobreuma grande estilista portuguesa, a mais conhecida entre os nosso inquiridos.
Fátima Lopes, é uma estilista portuguesa, natural da Madeira. Desde criança que revelou um grande interesse pelo mundo da moda. Na sua adolescência, como não gostava da roupa vendida no Funchal, começou a criar as suas próprias roupas.
Em 1990 veio para Lisboa com o objectivo de avançar numa carreira estilística. Em Lisboa abriu uma loja chamada “Versus” onde vendia roupa internacional, mudando o nome desta ao fim de uns anos para “Fátima Lopes”.
Em 1994 mostrou pela primeira vez as suas roupas em Paris, tendo no ano seguinte participado no evento de moda nacional, o “Portugal Fashion”.
Depois de ter participado nesse grande evento de moda, Fátima Lopes começa a desenhar sapatos e carteiras dirigidos quer ao público feminino e masculino, tendo logo aberto a sua primeira loja internacional em Paris.
Desde 1999 participa duas vezes por ano no Salão da Moda de Paris, sendo actualmente a única portuguesa presente.
Despertou grande atenção em Paris em 2000 por desfilar o mais caro biquíni em ouro e diamantes.

Análise Estatística dos Questionários - Conclusões

Inicialmente pensámos em meter no blogue todos os gráficos que obtivemos na análise estatística mas ao pensar melhor o nosso grupo concordou que os gráficos e as respectivas análises não seriam a melhor forma de apresentar as conclusões, então vamos apenas dizer e explicar a que conclusões chegamos sem que seja aborrecido para quem visita o nosso blogue :)

A maior parte dos inquiridos pensa que a moda INFLUENCIA a sociedade, pensam ainda que a moda CONTRIBUI para um aumento de distúrbios alimentares como a anorexia e a bulimia. Já falamos deste tema aqui, no nosso blogue, influenciando a nossa sociedade a moda pode contribuir para um aumento de distúrbios alimentares pois as pessoas querem ser como os seus ícones que seguem na televisão ou nas passerelles e utilizam métodos pouco saudáveis para o conseguir. As respostas dos nossos inquiridos vão de encontro com a nossa opinião em quanto grupo.
Ficámos surpreendidas ao analisar a terceira pergunta pois constatámos que mais de metade dos inquiridos reutiliza a sua roupa, a forma mais utilizada por eles de reutilização é dando a roupa que já não querem ou que já não usam.
Ficámos ainda surpreendidas ao saber que grande parte dos inquiridos tomou conhecimento e achou a nossa Campanha de Recolha de Roupa uma boa iniciativa. Esperamos que a campanha tenha sensibilizado as pessoas a ser caridosas para quem tem necessidades.

Apesar de a moda ser uma área bastante desenvolvida (e que continua em desenvolvimento) mais de metade dos inquiridos não conhece nenhum estilista português. Podemos concluir que a estilista portuguesa mais conhecida é a Fátima Lopes, (iremos mais trade publicar alguma informação sobre ela aqui no blogue). A modelo mais conhecida foi a Rita Pereira, embora apenas 48% dos inquiridos conheca algum modelo português.


Perguntámos aos nossos inquiridos o que era para eles estar na moda com maior percentagem de resposta pensam que estar na moda é usar roupa diferente/original, seguidamente de usar o que todos usam e ainda usar roupas de marca.








As duas últimas questões foram para nós as mais importantes pois são as que nos vão ajudar a responder à questão problema:

A maior parte dos inquiridos acha que Portugal está na
moda, e que Ourique não está.

Reciclagem de moda

A reutilização de roupa ou como é mais designado, o ecodesign tem ganho espaço em todo o mundo. Este é um novo conceito de produção industrial mais sustentável, não dizendo respeito apenas à fabricação de roupas. O ecodesign duplica a redução do uso de recursos não renováveis e minimiza o impacto ambiental da produção.


É uma tendência futurista, que tem como objectivo preservar o planeta para as gerações futuras e já vem sendo utilizada pelos estilistas, designers e arquitectos.


A reutilização não só reaproveita as roupas para fazer outras como também personaliza as peças pois, quando alguém decide tingir uma blusa ou acrescentar feitos do tecido de uma almofada velha que iria para o lixo, está conferindo à roupa um pouco da sua criatividade e do seu estilo pessoal. Como exemplo temos: numa das Semanas da Moda em Londres, o criativo Gary Harvey apresentou pela primeira vez uma colecção fantástica de roupas reutilizadas que mostra que com roupa velha e muita imaginação podem fazer-se peças fabulosas. Este desfile causou grande impacto fazendo com que fosse muito falado. 






Este vestido foi feito com 42 pares de jeans.













Foram reutilizadas as famosas camisas havaianas e foi este o resultado:





Reciclem e reutilizem as vossas roupas :)

Anorexia e Bulimia


No nosso trabalho falamos também acerca das consequências negativas que a moda pode trazer para as pessoas, existem pesssoas que sentem a necessidade de se tornarem iguais aos ícones que seguem nos desfiles e  que veem nas campanhas fotográficas, ou então uma modelo que está um pouco acima do peso deixar de comer para se tornar ideal.


A anorexia é uma disfunção alimentar, caracterizada por uma rígida e insuficiente dieta alimentar (caracterizanda em baixo peso corporal) e stress físico. A anorexia nervosa é uma doença complexa, envolvendo componentes psicológicos, fisiológicos e sociais. Na anorexia o emagrecimento é muito acentuado e a pessoa tem uma percepção distorcida quanto ao seu próprio corpo o que leva a pessoa a ver-se como "gordo". Apesar de todos em volta notarem que essa pessoa está abaixo do peso, que está magro, ela insiste em negar, em emagrecer e perder mais peso sem necessidade. A pessoa anoréctica costuma usar meios pouco usuais para emagrecer. Além da dieta é capaz de submeter-se a exercícios físicos intensos, induzir o vómito, jejuar, tomar diuréticos e usar laxantes.



Na bulimia, os sintomas são diferentes.



A Bulimia é uma doença que consiste em episódios de ingestão compulsiva de alimentos muito calóricos seguidos de atitudes inadequadas que compensam essas calorias ingeridas. As pessoas que sofrem de bulimia podem fazer uma dieta rigorosa mas quando vêm alguma coisa que gostam muito não se controlam e comem tudo o que querem, depois sentem-se culpados e têm a necessidade de vomitar.

quarta-feira, 30 de março de 2011

Evolução histórica da moda :)

No trabalho escrito desenvolvido pelo nosso grupo de Área de Projecto, decidimos falar um pouco acerca de todas as épocas que a moda já enfrentou, como tal, decidimos também publicar no nosso blogue um pequeno resumo sobre cada uma dessas épocas:
Preparem-se para voltar atrás no tempo...

A primeira forma de moda, hà muito muito  tempo atrás, foi a nudez.


Depois da nudez o homem sentiu necessidade de se começar a tapar e é aí que surge a utilização das peles dos animais que matavam para se taparem.

Com o passar do tempo e a evolução da cultura o homem adaptou-se e começou a utilizar tecidos extraidos das produções para criar roupas.

No inicio da década de 20, os espartilhos, que as rainhas gostavam muito de usar antigamente, sairam de moda, começando a mulher a ser mais atrevida e a encortar as suas saias. A utilização do baton já era neste década frequente nas mulheres.

Avançando um pouco mais do tempo, chegamos à década dos aos 30 e 40 onde com a influencia da guerra são os tons militares que estão em vogue e é de notar que é nesta altura que os homens começam a utilizar fato.

Na década dos anos de 50 volta-se a usar as saias em forma crinolina, recuando a moda um pouco no tempo pois esse tipo de saias já tinha sido bastante utilizada anteriormente.

A década dos exageros e das cores, sabem de que época estamos a falar? Da década dos anos 60 e 70, a época dos hippies ... e dos exageros porque se notarmos, ja viram bem a largura das calças que os hippies usam? SÃO ENORMES :)

Década dos anos 80 e 90, décadas que tanto nos influenciaram, não foi só a música que marcou este tempo, a moda também o fez. Os famosos jeans atinguem o seu augue. E se anteriormente disse que a década de 60 e 70 foram marcadas por o exagero e pela cor então não sabemos o que dizer sobre estas duas décadas pois foram ainda mais marcadas pelo exagero e pela cor que as épocas anteriores.

A moda do nosso século é a moda que vai buscar influências a todas as décadas que resumimos antes.

De tempos a tempos a moda volta a surgir como já tinha surgido mas melhorada e actualizada.

Assim, a MODA É UMA CONSTANTE, NUNCA DORME...

Quando pensarem que uma saia (por exemplo) já não se usa, que está fora de moda, não a deitem fora pois quando menos se espera essa saia pode voltar a estar muito in, fiquem atentos, mantenham-se na moda :D










Análise estatística dos questionários

Dentro de alguns dias, quando a análise estatística dos questionários estiver concluida, iremos publica-la para que todos possam ter conhecimento das respostas que obtivemos :)